top of page
  • Foto do escritorWTA

Como Conseguir Ótimos Resultados no Índice de Prenhez

Atualizado: 7 de nov. de 2018


Ter métodos reprodutivos que aumentam o índice de prenhez do rebanho é o desejo de muitos profissionais que trabalham com produção animal. No entanto, não existe uma fórmula matemática para garantir um maior sucesso nas inseminações e transferências, oque podemos fazer é nos atentar a alguns fatores que afetarão diretamente nesses índices e devem ser levados em consideração, se você deseja alcançar bons resultados.


CUIDADOS NA HORA DE ARMAZENAR E DESCONGELAR O SÊMEN


A primeira dica para se levar em consideração e aumentar o índice de prenhez de seu rebanho é ter os cuidados preconizados para garantir o armazenamento correto do sêmen. Nesse ponto, avaliar as condições do botijão é essencial, assim como o correto manejo e checagem dos níveis de nitrogênio. Como já citado anteriormente, fazer o uso de um descongelador automático na hora de descongelar sua dose, evita prejuízos e garante maior mobilidade e vigor do sêmen utilizado para a inseminação.


CUIDAR DA SAÚDE DO REBANHO


Manter as vacinas em dia, assim como todos os cuidados sanitários necessários ajuda a ter um rebanho saudável, livre de doenças infecciosas que podem diminuir a sua taxa de prenhez.


BOM DESEMPENHO DE INSEMINADORES


Outro detalhe muito importante é contar com o trabalho de bons inseminadores, que tenham experiência nesse tipo de atividade. Muitas vezes, a precisão e agilidade com as quais os profissionais trabalham são capazes de fazer a diferença para o sucesso de uma inseminação de determinado rebanho.


AGUARDAR O DESENVOLVIMENTO DO TRATO REPRODUTIVO DAS NOVILHAS


As fêmeas bovinas precisam atingir a puberdade e apresentar completo desenvolvimento do trato reprodutivo para serem consideradas aptas para a inseminação artificial. Por isso, ficar atento ao primeiro cio da novilha, assim como ao seu peso e condição corporal são aspectos fundamentais para identificar novilhas que já podem ser inseminadas, fator importante no resultado final.


UTILIZAR A BAINHA 3W PARA A INSEMINAÇÃO


Estudos realizados pela Faculdade de Medicina Veterinária da USP de São Paulo já dão indícios de que o uso da bainha 3W para inseminação artificial consegue obter uma maior taxa de prenhez do que outras bainhas utilizadas no processo.


Apesar de ainda estar em andamento, o estudo relaciona o formato da bainha 3W, que possuí três saídas, direcionando o sêmen para os dois cornos uterinos do animal, trazendo uma maior taxa de prenhez. A bainha 3W precisa ser usada com o aplicador de trava automática, garantindo também maior agilidade para o processo de inseminação.


Se você gostou de nossas dicas, continue acompanhando o blog da WTA, que trará frequentemente informações e assuntos sobre a reprodução animal.

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page