top of page
  • Foto do escritorWTA

As Vantagens do Uso do Descongelador de Sêmen e Embriões


Na inseminação artificial o processo de descongelamento de sêmen pode impactar diretamente nos resultados de prenhez obtidos na sua fazenda. Por isso, hoje o blog da WTA explica as vantagens do uso do descongelador de sêmen para realização desse procedimento.


CONTROLE DA TEMPERATURA CORRETA


Muitas vezes, os responsáveis pelo processo de inseminação utilizam o tradicional método de descongelar as palhetas de  sêmen, ou seja, colocam as palhetas congeladas dentro de caixas térmicas com água aquecida e fazem o controle de temperatura através de termômetros.


No entanto, esse método não garante o controle exato da temperatura da água e pode, muitas vezes, prejudicar as doses de sêmen, influenciando negativamente no sucesso do procedimento.


O professor Pietro Sampaio Baruselli, do Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), explica que esse controle de temperatura é extremamente importante no processo de inseminação artificial.


“Quando você descongela o sêmen, precisa seguir um critério de controle de temperatura, assim como volume de água correto, para que esse descongelamento dê à dose a eficiência desejada”, explica.


SOBREVIDA DO ESPERMA


O descongelamento correto da sua dose de sêmen também irá garantir uma sobrevida maior do espermatozoide.


“O esperma crio preservado fica em estado ‘dormente’ e é preciso recuperar sua vitalidade para que ele seja capaz de fertilizar novamente. Com o descongelamento feito sob temperatura adequada, você garante uma melhor retomada das atividades da célula desse esperma, para que ele não perca sua capacidade fecundante”, explica o professor Baruselli.


MAIOR PRATICIDADE NO CAMPO


Ao contrário do tradicional descongelamento por banho maria, em que o profissional precisa carregar a caixa de isopor, a água quente e as palhetas, o uso de um equipamento digital para o descongelamento das palhetas, trás uma maior praticidade e controle para o processo.


Pensando nesses aspectos, a WTA se destaca no mercado com o seu inovador descongelador de semên e embriões. Aparelho digital, de fácil regulagem de temperatura e temporizador com aviso sonoro, leve e prático para o profissional do campo.


Gostou de nossas dicas? Se você tem dúvidas sobre o aparelho de descongelador de sêmen da WTA pode deixar suas perguntas nos comentários!

Que tal garantir agora a melhor chance de fertilização do seu rebanho?

1.909 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page